De autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) o substitutivo ao projeto de lei (PLS 319/08) que cria o 14º salário para os profissionais da educação básica da rede pública de ensino. De acordo com o projeto, para ter direito ao 14º salário em dezembro os profissionais da educação básica pública precisam elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50%. O benefício também será pago aos profissionais que alcançarem o Ideb igual ou superior a sete. O projeto ainda estabelece que o pagamento do 14º salário deverá ocorrer até o final do semestre subseqüente ao da publicação dos resultados do Ideb.
COMENTÁRIO
Porque pagar salários adicionais para um profissional, inclusive professor, para fazer seu trabalho bem feito? O professor, como qualquer trabalhador, devem receber um salário justo (diferente dos atuais), mas por outro lado, tal qual os alunos, devem passar por avaliação de desempenho. Devem mostrar resultados e, a aprendizagem dos alunos é o principal indicador.
Imagine se o contribuinte for pagar 14º salário para o policial prender mais bandidos, para a enfermeira fazer corretamente um curativo ou para o político apresentar bons projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário